GURPS CONAN: O RPG na Era Hiboriana


Viva aventuras no mundo de CONAN

por Filipe Lutalo

GURPS CONAN: o RPG na Era Hiboriana foi traduzido e lançado pela Devir em 1997. Ele foi escrito por Curtis M. Scott, autor de GURPS HUMANX, e vários outros livros de RPG. Ele era bastante conchecido por sua devoção ao jogo Empire Of the Petal Throne, de M.A.R. de Backer. Infelizmente, ele morreu em 1992, a caminho do ORIGENS/GENCON.

Você poderá gostar de


Introdução – Conan o Poderoso

A introdução de GURPS CONAN foi escrito pelo próprio L. Sprag de Camp. Biografo de Howard, Camp detalha a vida e a trajetória do criador de Conan nas duas primeiras páginas do livro. Através dessas páginas, descobrimos que Howard publicou várias histórias, passando pela ficção científica, historias de boxeadores, detetives, alem de fantasia.

A era Hiboriana

A Era Hiboriana é uma era mítica que Howard imaginou existir entre o desaparecimento de Atlantida e o surgimento das civilizações como conhecemos pela história (12.0000 anos A.C). Nessa época muitos reinos espalharam-se pelo único continente que existia na Terra, governados por reis hipócritas, magias sinistras, deuses duvidosos. Uma era que se assemelha a era medieval, tão sinistra quanto, tão selvagem quanto e espetacular em suas histórias.

O capítulo relata sobre o povo-sepente, a ascensão dos humanos de Mayapan, o surgimento dos pictos, o declinio dos Khari, chegando a ascensão dos Hiborianos, um povo tribal de natureza guerreira e conquistadora que dizimou o império Khari.


Personagens

O livro apresenta 4 raças de personagens. Os Homens Degenerados são uma espécie de humanos que andam agachados e aspecto bestial. O Sátiros, humanoides de 1,20 m, orelhas pontudas, pernas cobertas de pelos e patas que lembram carneiro. O Homens-serpente são humanoides com a cabeça de uma cobra e o corpo coberto por escamas. Os S’tarra são homens-serpentes degenerados. Eles são menos inteligentes, menos destros e mais fortes que os homems-serpente, porém são desprezados.

Essas raças podem ser exploradass nas aventuras, porém a interação com os humanos não são muito amistosas. Serão excelente oponentes, mas com um bom background podem integrar um grupo.

Bestiário Hiboriano

O capítulo apresenta as estatísticas de animais e bestas fantásticas existentes na era hiboriana. Estegossauros, macaco carnívero, serpentes gigantes, o Naga (influencia de H.P. Lovecraft), mortos-vivos, além de criaturas místicas como os filhos de Ymir.

Religião Hiboriana

No cenário de GURPS Conan, os clerigos e suas magias são importantes. O capítulo descreve como a magia clerical funciona, a vantagem Abençoado e a arte da Adivinhação. Além disso descreve todo o panteão de deuses e semi-deuses que aparece nas histórias de Howard como Set, Mitra, Crom e muitos outros.

Nações da Era Hiboriana

O cápitulo 5 detalha os reinos da era Hiboriana. É um guia rápido para entender a geografia, história, costumes, religião e intrigas dos principais reinos. É uma base maravilhosa para criar as campanhas e aventuras. Aquilônia, Argos, Britunia, Ciméria, Hirkania, Kush, Nemedia e muito mais.


Campanhas na Era Hiboriana

No capitulo 6, o livro da todo o arcabouço para os mestres criarem histórias alinhadas ao ritmo e ao tom da era Hiboriana. O grande destaque desse capitulo são as regras de Combate em Massa. A guerra com grandes exércitos são muito comuns na história de Conan e não poderia ser diferente no jogo. Essas regras criam uma mecânica incrível, mais narrativista, para a resolução das batalhas. Explora a descrição dos jogadores de como seus personagens lutam nas batalhas e confere uma resolução de dano e gloria com apenas duas jogadas de dados. É fenomenal e você pode usar a regra em qualquer cenário que você simule um combate em massa.

Apendice

Não poderia faltar a lista bibliográfica para ambientar os jogadores. São 78 histórias que você pode achar em inglês e em português. Muitas delas foram adaptadas para os quadrinho e se tornaram filmes. O dois filmes estrelados por Arnold Schwarzenegger são uma boa base para quem busca o audiovisual. Também tem o filme com Jason Momoa, lançado em 2011.

Você ainda encontrará as fichas de aliado e inimigos de Conan, além da ficha de personagem do cimério em 5 fases da vida dele: Conan, o ladrão; Conan, capitão de Turin; Conan, o leão; Conan, o Khozak e Conan, rei!

Considerações Finais

O ponto forte desse livro é a ambientação. O cenário é bastante inspirador para aventuras de RPG. O ponto fraco são algumas ilustrações. A Steve Jackson Games e a Devir poderia ter contratado para ilustrar o livro os mesmos ilustradores das revistas do cimério, porém, optaram por não fazer.

GURPS CONAN: o RPG na Era Hiboriana é mais que um suplemento de RPG. É uma viagem pela obra de Robert E. Howard e tudo o que é relacionado ao maior personagem de fantasia de todos os tempos: Conan.






2 comentários:

  1. Por muitos anos esse livro serviu como minha base de conhecimento para a Era Hiboriana de Robert E. Howard, embora tenha perdido sua força com o passar do tempo, quando conheci mais sobre como o cenário foi influenciado por autores pós-REH.

    Na época eu não tinha o livro básico de GURPS, então usei principalmente o Mini GURPS para dar a base das regras e combava GURPS Conan com GURPS Horror para dar a ambientação e o tom das aventuras!

    Sem dúvida mais uma grande obra pro acervo incrível de livros de referência publicados pela Steve Jackson e que felizmente chegaram aqui no Brasil!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe!