Como exercitar a improvisação?
(por Filipe Dias)
- Mestre: "Vocês entraram na Torre do Silêncio e
..."
- Jogador 1: "Pô Mestre, semana passada
atravessamos a Floresta do Silêncio e na outra o Desfiladeiro do Silêncio.
Todas as regiões são silenciosas a ponto de ter o mesmo nome?"
Jogar RPG é um exercício de criatividade e
improvisação, mas de onde vem tanta criatividade? O que fazer quando você fica
sem idéias para construir uma nova campanha e personagens?
Segundo George P. Boulden, a criatividade é o processo
de desafiar as idéias estabelecidas e os procedimentos habituais a fim de
encontrar soluções novas. A pessoa criativa consegue ver e ter idéias a partir
de situações inusitadas e propor uma solução completamente nova. Entretanto as
idéias não surgem do nada. Elas são adaptações de situações que já vivemos para
resolver um problema similar.
Ao criar suas aventuras, os mestres de RPG aproveitam
todas as informações que os manuais dos jogos e os cenários fornecem para
desenvolver o enredo. Os jogadores não ficam atrás. Criar um personagem único,
às vezes, demanda intensa criatividade para torná-los reais e vibrantes.
Entretanto, o que fazer quando parecemos ficar sem
inspiração? Assistir a bons filmes ou ler um livro, uma revistas e os blogs
como o RPGames Brasil, poderão te ajudar. Muitos jogadores não percebem que o
mestre roubou uma trama de um romance. Nesse caso a criatividade do mestre está
em aproveitar os elementos chaves da trama, como a do Senhor dos Anéis, e
utilizá-los de forma a dar corpo a sua aventura. Já os jogadores podem se
inspirar nos personagens para construirem os próprios.
Improvisar exige criatividade. Quando for necessário
improvisar, lembre-se sempre dos livros que já leu. Personagens instantâneos
podem sair de um pequena descrição. Mantenha sempre a mão uma lista de nomes
para não ficar apertado para nomear um NPC que os jogadores acabaram de
encontrar. Crie uma lista de sentimentos ou emoções do tipo
"desesperado", "amoroso", "ranzinza". Utilize as
tabelas de reações de NPCs.
Essas dicas ajudarão a dar vida aos personagens
incidentais sem que o mestre necessite preparar um ficha completa para cada um.
Com um pouco de sorte, os jogadores não perceberão que o mestre está
improvisando, pois, até um plagio pode ser feito de forma criativa!
É isso aí, criatividade e improvisação são necessários para a diversão de ambos os jogadores e mestre.
ResponderExcluirClérigo, a improvisação é a arma do mestre para manter os jogadores ativos. A criatividade é para deixar as aventuras mais e mais interessantes!
ResponderExcluirpor isso o mestre tem q fazer lição de casa: ler quadrinhos, ver filmes, ler sites, etc :D
ResponderExcluirconcordo com o rafael, no sentido que um mestre que não procura se aprofundar no cenario que ele mestra, fica sem ideias no começo da primeira sessão, e suas aventuras não oferecem desafios aos jogadores, mas devo ressaltar que se os jogadores em si, não buscarem informação e conhecimento, pode ser o melhor mestre do mundo, que sempre vai ficar faltando algo, ou a aventura nunca vai pra frente, a menos é claro que o mestre seja daqueles que adora passar a mão na cabeça dos players.
ResponderExcluirRafael e Lan, concordo com vocês! Se os jogadores não procuram informações sobre o cenário o mestre tem a difícil tarefa de ensinar tudo a eles. Inclusive como interpretar.
ResponderExcluirA aventura de RPG é feita a duas mãos. Mestre e jogadores! Um tem que ajudar o outro. Os mestres colocam os desafios e os jogadores tentam sobrepujá-los. Os dois usando a criatividade!