A palavra da moda!(por F.L.Dias)
Há algum tempo, acompanho o debate na blogosfera sobre o que é RPG Old School. O fórum no Orkut, na comunidade AD&D Advanced Dungeons Dragons, e o ebook “A Quick Primer OldSchoolGaming” de Finch,trás os conceitos e exemplos do verdadeiro jogo O.S.
Literalmente, Old School significa a velha escola. Mas o que seria a velha escola do RPG? Relembremos os primeiros sistemas. As regras mais detalhadas eram as de combate, que no máximo definiam como acertar um golpe e qual a quantidade de dano sofrido. Grande parte das ações era decidida pelo mestre, que utilizava o bom senso e se necessário recorria aos dados.
Atualmente, os sistemas de RPG evoluíram, mas o modo O.S. de se jogar está nas mãos dos mestres e jogadores. O.S. não é o sistema de regras, mas o modo como se joga. A ênfase do jogo está no Roleplaying; as regras são apenas ferramentas. Os jogadores são exploradores no cenário de jogo. Os equipamentos mais importantes não são a armadura e as armas. O mais importante é um cajado de 2 metros, pois é com ele que você verifica buracos escuros, certifica se o piso está seguro ou se existe alguma armadilha à frente.
Os jogadores tem o papel de descreverem exatamente o que seus personagens fazeme como realizavam as ações. O ladrão, quando procura por uma armadilha, não diz: “Vou fazer um teste de Armadilha para ver se existe uma na porta”. Ao contrário, ele descreve como está procurando a armadilha: “Peguei a vara de 2 metros e estou batendo ela no chão em frente a porta para ver se ele está firme. Vou me aproximar da porta e com a vara de 2 metros vou empurrá-la”.
As regras passam a ser referência. Elas deixam de conduzir o jogo. Quem conduz é o conhecimento e a visualização do cenário pelos jogadores e mestres. As sessões deixam de ter infinitos lançamentos de dados e se tornam uma história criada pelas ações dos jogadores.
Ai Galera, preparem-se para a proxima postagem, mais Old School que nunca! Aguardem pelas proximas dicas Old School!
ResponderExcluirAh próposito, qual seu estilo de jogo favorito? Votem na enquete!
ResponderExcluirO "Old School Style" me atrai mais, pelo fato de ser mais fluído, mas caímos naquela questão: a diferença entre veneno e antídoto está na dose.... Se a coisa ficar 100% solta podem rolar alguns desentendimentos....
ResponderExcluirCom certeza Eduardo, nem tanto ao céu e nem tanto a terra! Se as regras evoluiram foi porque teve a necessidade! Vendo o sucesso que D&D 4 ed, GURPS, dentre outros muitos sistemas fizeram, as regras se tornaram importantes. Mas como todos os sistemas frizam, a regra é so uma ferramenta! Ela é o meio, não o fim!
ResponderExcluirJá pode entrar pra guilda de blogueiros old school com essa postagem, rsrsrs
ResponderExcluiros exemplos vieram do “A Quick Primer OldSchoolGaming”, não foi? ;P
ResponderExcluirErick, acredito que de todos os textos que encontrei, essa é uma ótima referência! Nunca imaginei que um simples bastão de 2,5 metros seria um item indispensável!
ResponderExcluirO Druida disse que todos os sistemas frizam que a regra é só uma ferramenta. Antes fosse, caro Druida. Até onde sei, só o D&D Clássico e o AD&D é que deixam claro que as regras são secundárias. Por exemplo, em nenhum livro do D&D 4ª edição isso é dito. Na verdade eles orientam que um dos papéis do mestre seja o de aplicar as regras corretamente... Mas pra resolver isso é só fingir que não leu...rsrsrs
ResponderExcluirNestor, basta imaginarmos que lemos... rsrsrsrsrsrsrs!
ResponderExcluirBom post Druida. Bem bacana, e viva o old school hehe
ResponderExcluirUma coisa tb q faz os jogadores se tornarem O.S. por livre e espontânea pressão é levar a eles um novo sistema. Observei isso ao acaso na minha campanha. Já q ninguém conhece direito o sistema (pq eu é q criei, baseado no Aventuras Fantásticas), eles descrevem mto + as suas ações e mtas vzs eu é q devo indicar qual a característica a ser testada. + esse processo depende totalmente da boa vontade do grupo d sair dos msms jogos ou cenários.
ResponderExcluirbom post cara, legal mesmo eu mesmo estava bem em dúvida sobre o que significava o termo old school no rpg, achava que era pra identificar jogadores veteranos ou algo assim, valeu
ResponderExcluirRodolfo, eu tinha a mesma dúvida que você! Entretanto percebi que, em outros blogs, a discussão sempre era levada para o lado de como jogar.
ResponderExcluirAs vezes o sistema pode influenciar, mas são os mestres e jogadores que determinam como é o seu jogo e sua diversão.
Obrigado pela participação.
Gostei do post. Conseguiu explicar o quê é old school sem apelar para ofensas ou linguagem depreciativa, como já vi em outros blogs. Meus parabéns.
ResponderExcluirMestre Walla, obrigado pela participação! A idéia é discutir os assuntos sem preconceito! Na verdade, quem faz o blog, são vocês leitores e blogueiros!
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