Renovar para mover o
mercado.
(por Filipe Dias)
Por que alguém troca de
carro? Quem curte carro, está sempre ligado nos novos modelos com designs
modernos e inovações incorporadas. Assim a indústria automobilística se renova
e quando um cliente gosta da marca, raramente escolhe outra.
RPG não é diferente. Na década
de 70 os primeiros jogos possuíam um conjunto de regras superficiais e
limitadas. Entretanto, o público com o passar dos anos passou a ser mais
diversificado e exigente.
Rafael Beltrame, jogador a
19 anos de D&D e blogueiro dos blogs A Ordem do RPG e Módulos RPG,
argumenta que as mudanças culturais ao longo das décadas, foram motivos para
que o D&D mudasse. “No começo dos anos 70, o público alvo eram estudantes
de faculdade. Logo depois, A TSR descobriu que jogadores mais novos jogavam com
amigos e parentes, o que a motivou a lançar as versões básicas do jogo.
Atualmente, os jogos eletrônicos e filmes ‘imaginam por nós’. A tendência da
sociedade de ser imediatista faz com que ‘se pense menos, e que se obtenha
resultados mais rapidamente’. Desta forma, os adolescentes de agora é bem
diferente dos anos 80. Isso reflete nas edições”.
O anúncio da 5ª edição de
Dungeons and Dragons nos faz repensar o que se tornou a indústria de RPG. Sem os
lançamentos de novas edições contemplando a mudança de regras e cenários,
estaríamos imortalizados nas velhas regras e o mercado quebraria.
Vale lembrar que reedições
não é um privilégio apenas da Wizard of the Coast. A Steve Jackson Games
reeditou o GURPS e cenários clássicos como o mundo de Ytarria, GURPS FANTASY, e
outros suplementos foram atualizados.
Assim, a roda do mercado
editorial de RPG continua girando. Novos jogadores são atraídos pelos designs
mais modernos e sofisticados das novas edições. Os jogadores antigos renovam os
seus livros seduzidos pelas atualizações e modificações dos cenários e regras.
Entretanto, para manter os veteranos fiéis à marca, o novo tem que ser melhor
que os antigos, senão até hoje estaríamos andando de Fusquinha.
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