Meus amigos me abandonaram?
(por
Filipe Lutalo)
Chegamos ao climax da
aventura e no combate o personagem de um dos PCs tombou inconsciente para um
Lich. Parte do objetivo havia sido alcançado, mas o Lich ainda lutava e o grupo
recuou deixando o corpo do amigo entregue a própria sorte, provocando a revolta
do jogador.
Muitos mestres enfrentam
problemas em suas mesas quando um personagem morre, pois, o jogador prefere colocá-lo
como o maior culpado. Agora, a coisa fica feia é quando os jogadores começam a
culpar um ao outro pela morte dos personagens. Isso acaba com a união do grupo
e a confiança. Por fim, ninguém quer mais jogar.
Quem já não assistiu a
filme de guerra, onde um soldado arrisca a própria vida para resgatar outro
ferido no campo de batalha? Sam continuou com Frodo até o fim. Aragor, Gimli e
Legolas não abandonaram Merry e Pippin à própria sorte quando foram capturados
pelos orcs de Saruman. Isso se chama companheirismo e dá um sabor dramático
para as aventuras.
Apesar de todos saberem
que a morte dos personagens em uma aventura faz parte do jogo, os jogadores personificam
os heróis e; os heróis são corajosos e nunca abandonam seus amigos sem fazer o
possível para salvá-los.
Entretanto, se deve salvar
somente aqueles que pedem para ser salvos. Ficar como babá de jogadores que a
cada cena se mete em confusão e arrasta o grupo para a morte também não é
legal. O velho ditado popular é válido: “Só porque alguém pula no buraco, não
quer dizer que devemos pular atrás”.
Se o grupo decide atacar
um dragão e as coisas saem errado, tentar salvar o máximo de companheiros é o
esperado. Entretanto, se apenas um jogador ignora os avisos de cautela dos companheiros e adentra no covil do dragão sozinho, não é justo que todos os jogadores paguem
com a morte de seus personagens por causa da teimosia de um.
Lembrem-se que RPG é apenas um jogo, e mais importante que a vida dos personagens é a AMIZADE entre os jogadores.
Estas são palavras e considerações VERDADEIRAMENTE sábias, nobre druida!
ResponderExcluirObrigado Odin!
ExcluirAlguém já teve problemas entre jogadores? Como conseguiram administrar?
Às vzs, o mestre, além d ser escritor, narrador e juiz, tem d c psicólogo tb. De fato, administrar egos é foda - ainda + os egos do nosso grupo. Quem descobrir como fazer isso, por favor me ensina.
ResponderExcluirJosé, com certeza é muito dificil. Galera, quem tiver sugestões, humildemente, solicito que postem! Precisamos de ajuda! :)
ExcluirCaros,
ResponderExcluirEu sempre tive sorte de nunca passar por essas situações com meus jogadores. Mas também eu sempre joguei com pessoas com quem tinha amizade - ou seja, para nós, o jogo era apenas outra forma de passarmos o tempo juntos.
Agora, tem algumas dicas que funcionam, sim. Vou pensar a respeito e ver se posto algo no meu blog este final-de-semana.
Abraços,
Ricardo
Autor do http://dragoesemasmorras.blogspot.com.br/
Ricardo, as dicas serão bem vindas! Obrigado pela presença.
ExcluirVoilá:
ResponderExcluirhttp://dragoesemasmorras.blogspot.com.br/2012/05/dissonancia.html
Espero que gostem.
Muito boa a postagem. Recomendo lerem e prestigiar o blog do nosso amigo.
ExcluirFilipe,
ExcluirObrigado pelos comentários.
De nada. Como costumo dizer... a união faz a força!
ExcluirInfelizmente já vi várias brigas em off entre jogadores afetarem o jogo de maneira péssima. Crônicas bem construídas foram estragas, os jogadores recusavam interpretar seus personagens corretamente. Por briga em off, em vez de um ajudar o outro no perigo eles se mataram.
ResponderExcluirGarou, muitos jogadores não entendem o sentido do RPG. Não existe um perde ou ganha, mas a construção de uma estória. A questão é que os jogadores adoram competir entre si, se gabando do melhor personagem, melhor arma, etc. Isso vai minando o jogo.
ExcluirComo você falou, as brigas em off são péssima para o divertimento de todos.