Estória do personagem – Parte I

Guia rápido para criação de estórias de personagens coerentes

por Filipe Lutalo

Não foi poucas vezes que questionei as personagens criadas pelos jogadores em minha mesa de GURPS BANESTORM (na época GURPS FANTASY). Com esse guia, você pode criar uma história rapidamente.

Sempre tinha alguém que chegava com uma estória absurda, do tipo: “Meu personagem é um hobgoblin que se separou dos pais quando criança, sofreu várias atrocidades nas mãos dos orcs e hoje ele é um mago rúnico, bonito e com luxuria.”

Meu desespero maior é que esses jogadores criavam um pano de fundo apenas para justificar uma habilidade ou uma vantagem. Entretanto, suas fichas de personagem jamais refletiam toda a estória.

Para resolver isso, criei algumas perguntas que os jogadores teriam que responder sobre suas personagens. Confesso que isso nos ajudou muito a construir PCs mais interessantes e mais dentro do cenário. Esse método pode ser usado para qualquer cenário de fantasia.

Essas e muitas outras perguntas podem ser usadas para definir a estória da personagem. Depois de respondê-las fica fácil construir a ficha e distribuir os pontos de vantagens, desvantagens, peculiaridades de pericias.

Guia para criação da história


1 – Qual a sua atual profissão (mercenário, ferreiro, pajem etc)?

2 – Qual a sua raça (humano, elfo, goblin, anão etc)?

3 – Qual o seu nível social (escravo, servo, cavaleiro etc)?

4 – Onde a personagem nasceu. Como foi a infância dela?

5 – O personagem tem algum defeito físico notável?

6 – A personagem possui família? Qual é a relação dela com os familiares?

7 – A personagem possui algum amigo ou inimigo de longa data? Como os conseguiu?

8 – A personagem tem alguma religião? Ele é religioso?

9 – Como a personagem se comporta frente às outras religiões?

10 – O que a personagem acha e como se comporta frete as outras raças?

11 – O que a personagem mais detesta?

12 – O que a personagem mais valoriza?

13 – Qual o objetivo de vida da personagem?

14 – A personagem possui alguma reputação? Qual?

15 – Descreva a personalidade básica da personagem?

16 – A personagem é da região da campanha? Se não, o que te levou a sair da sua terra natal?

***

O Inabalável Iniciado


Ilustração: Inabalável Iniciado por Greg Opalinski


Baseando na ilustração de Greg Opalinski para o jogo Magic The Gathering, vamos criar uma história para ele utilizando as perguntas no cenário de GURPS TREDROY.

1 – Qual a sua atual profissão (mercenário, ferreiro, pajem etc)?

Gradiador.

Isso define que ele terá muitas perícias de combate e as perícias Lança e Briga serão seus principais meios para sobreviver a luta. Por ser um gladiador, é prudente investir em força e vitalidade. 

2 – Qual a sua raça (humano, elfo, goblin, anão etc)?

Humano.

Uma escolha versátil e obvia.

3 – Qual o seu nível social (escravo, servo, cavaleiro etc)?

Escravo.

Torná-lo um escravo das arenas é uma desvantagem de Status -10 ptos.


4 – Onde a personagem nasceu. Como foi a infância dela?

O Inabalável Iniciado foi nasceu em Tredroy Setentrional. Sua infância foi tomada por uma tragédia, seu pai, acometido por uma dívida com a Guilda dos Mercadores, o vendeu para a Guilda Escravagista.

5 – O personagem tem algum defeito físico notável?

Sim. Ele é maneta. Por isso aprendeu a lutar com a mão esquerda. Tornou-se ambidestro.

Aqui, conseguimos mais uma desvantagem para o personagem: Maneta.

6 – A personagem possui família? Qual é a relação dela com os familiares?

Sim. Ele sente que foi chamado a um dever. Sua venda foi para salvar a família da pobreza e ele continua contribuindo com o seu soldo das lutas.

Senso do dever é uma escolha obvia com a família.

Imagem de uma arena de gladiadores.

7 – A personagem possui algum amigo ou inimigo de longa data? Como os conseguiu?

Seu tutor que o treinou o trata como um filho e o tem como alguém de muita confiança.

O tutor poderia entrar como um Patrono.

8 – A personagem tem alguma religião? Ele é religioso?

Ele é mulçumano. 

Uma simples peculiariedade.

9 – Como a personagem se comporta diante da outras religiões?

Ele respeita todas as religiões. 

Segunda peculiaridade possível.

10 – O que a personagem acha e como se comporta frete as outras raças?

Respeita todas as raças.

Algo bem insignificante para ir para a ficha.

11 – O que a personagem mais detesta?

Odeia trapaças na arena.

Um peculiaridade interessante. Nas arenas há muitas trapaças.

12 – O que a personagem mais valoriza?

Valoriza um combate justo.

Essa característica pode refletir uma peculiaridade ou um código de honra. Deixemos como peculiaridade.

13 – Qual o objetivo de vida da personagem?

Conseguir a liberdade.

Outra peculiaridade do personagem. Algo que dará motivação para ele.

14 – A personagem possui alguma reputação? Qual?

Conhecido como o Inabalável frente a qualquer oponente.

Podemos definir uma reputação para ele, para todos que frequentam a arena. Um bônus de +2 na reação seria adequado.

15 – Descreva a personalidade básica da personagem?

O Inabalável Iniciado é sério, determinado e resiliente. Jamais desiste frente a um desafio. Em um combate ele nunca dá um primeiro golpe e tenta dissuadir seu oponente a lutar.

Ele será pacifista (autodefesa). Circunspecção poderia refletir essa ansiedade. Resiliente poderia ser um outra peculiaridade. 

16 – A personagem é da região da campanha? Se não, o que te levou a sair da sua terra natal?

Sim.

Torná-lo da região tem tudo haver, reforça a reputação e cria um vinculo com PdJs importantes da aventura.

O que achou da escolha das desvantagens?

***

Compilando a história


Apenas respondendo as perguntas, é possível partir para a criação do personagem. Entretanto, o jogador que desejar, pode compilar a história em parágrafos, formando um texto.



6 comentários:

  1. Esse tipo de personagem existe em todas campanhas. Monta a ficha antes de pensar na história. Então depois é preciso inventar alguma coisa, normalmente tosca, para justificar o que está na ficha. Já tentei usar esse técnica, mas muito acham perda de tempo. Eu acredito que ajuda muito você responder as perguntas durante a escrita da história.

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    1. Tiago, nas minhas campanhas a galera foi resistente, mas aceitaram no final. Era hilário a cara deles quando iam responder as perguntas sobre família. Sabiam que eu poderia aproveitar na campanha.

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  2. Ótimo texto, e excelente questionário. Isto, em minha opinião, deveria ser feito (mesmo que mentalmente) sempre que criamos novos personagens. E não apenas jogadores, mas NPCs de relativa importância também.

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    1. Odin, acredita que nunca fiz para os NPCs. Excelente ideia!

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  3. Excelente postagem,Filipe! A diferença entre um personagem exótico e um farofeiro reside estritamente na sua composição. Me fez lembrar do Tharull, o Cruel. Mais do que jogar com um minotauro, muçulmano, gladiador e megalomaníaco, eu me preocupei em criá-lo de forma verossímil e de modo a se encaixar no cenário.

    Outro dia, em minhas garimpadas pelo Drive Thru RPG, achei material 0800 de um jogo - o qual não me lembro o nome agora - em que cada classe havia um questionário que ia montando a história do personagem. E para cada resposta, havia um bônus, na forma de uma distribuição compulsória de pontos em atributos, perícias e vantagens.

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    1. José, interessantíssimo esse método. Uma forma de compensar os jogadores por boas histórias.

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