Guerreiros Genéricos I para GURPS

Mercenários, homens de armas e outras buchas de canhão

- por Filipe Lutalo

“um exército mercenário perde, será apenas uma derrota; se este vence, a vitória aprisionará o soberano que utilizou destas forças”.

Na idade média e nos mundos de fantasia medieval, os mercenários são essenciais na aventura. Geralmente, pertencem a uma guilda. Seu trabalho é a violência. São eles que através da força, protegem caravanas, aumentam os números de combatentes no exércitos, se empregam como leões de chácara nas tabernas. Empregados como homem de armas, muitas vezes precisam resolver uma briga em uma taverna. Um grupo de guerreiros bem armados e organizados taticamente pode ser um grande desafio para os PCs.

Guerreiro (60 ptos)

Atributos:
ST 11 (10 ptos); DX 12 (40 ptos); IQ 10 (0 ptos); HT 11 (10 ptos); FV 10 (0 ptos); Per 10 (0 ptos); PF 10 (0 ptos); PV 11 (0 ptos). MT 0; Veloc. Básica 5,0; Esquiva 8; Deslocamento 6. Carga: leve.

Vantagens (escolha uma ou mais características até totalizarem 20 ptos):
Reflexo em combate (15 ptos), Hipoalgia (10 ptos), Boa forma +1 (5 ptos); Visão Noturna +5 (5 ptos).

Desvantagens (escolha uma ou mais características até -30 ptos):
Dever ≤ 15 (-15 ptos); Briguento (-10 ptos); Excesso de Confiança (-5 ptos), Sanguinolência (-10 ptos), Cobiça (-15 ptos), Irritabilidade (-10 ptos); Feiura (-8 ptos).

Perícias:
Briga 13 (2 pts); Perícia em Armas 13 (4 pts), Escudo 12 (2 ptos), Besta 13 (2).

Ataques:
Escolha duas das armas para compor o personagem
  • Espada Larga: 1D+2 corte; 1D+1 perf.
  • Machado: 1D+3 corte
  • Maça: 1D+4
  • Faca: 1D-2 corte
  • Besta: 1D+3 perf
  • Escudo Pequeno(DB 1)
  • Armadura: Loriga de couro (RD2).

Defesas: Esquiva: 8; Aparar: 9; Bloqueio: 9

Última dica, crie uma planilha com variações de guerreiros. Apesar da mesma quantidade de pontos, as variações inserem no jogo um fator surpresa. Nem todos os mercenários de um grupo são feios, possuem hipoalgia ou usam a mesma arma.

Baixe a ficha de NPCs para guerreiros aqui.




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