Quatro RPGs para quebrar o preconceito racial e religioso
por Filipe Lutalo
Um dos dias mais importantes do calendário brasileiro é o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Nessas data, todos os afrobrasileiros e pessoas brancas são convidadas a pensar o quanto o racismo é terrível para a nossa sociedade e como devemos, juntos, pensar estratégias para combatê-lo, abraçar a diversidade e construir um mundo justo e equanime para todos, independente da sua origem.
Quatro RPGs já lançados podem ser ótimos títulos para serem usados nas mesas de RPG para que de forma lúdica, assuntos como a discriminação racial, “black lives matter”, estética negra, valorização da cultura e hitsória afro-latino-americana possa ser apresentada de foma positiva.
Afinal, somos negros, somos inteligentes, somos fortes, temos culturas ancestrais e somos lindos!
GURPS Voodoo
Tudo o que acontece no mundo é devido a forças sobrenaturais que estão além da nossa compreensão. A “guerra contra as drogas”, a invasão do Afeganistão; a corrupção. Nesse suplemento, os praticantes de voodoo, santeria ou candomblé são heróis que manipulam através de sua fé de seus rituais forças sobrenaturais da natureza para lutar contra o verdadeiro mal. As regras contidas no manual trata de como pode ser simulado a possessão dos loas (orixás), rituais, e uma infinidade de ideias de como usar o GURPS Voodoo com outros suplementos.
GURPS Egypt
Um dos maiores impérios do mundo antigo, o Egito se desenvolveu ao longo do Nilo. GURPS Egypt permite os jogadores criar aventuras históricas ou fantásticas explorando todas as divindades egípcias, histórias, intrigas e muito mais. As regras contidas nesse manual expande e dá ideias de como utilizar o sistema GURPS para aventuras históricas e fantásticas.
Compre o GURPS EGYPT.
Mini GURPS Quilombo dos Palmares
Por mais de 100 anos, Palmares desafio o poder do colonialismo predatório português. Lugar de personagens importantes como Ganga Zumba, Zumbi e Dandara, os jogadores poderão criar personagens que viveram um sonho de liberdade e se tornou um símbolo de luta e resistência. Com regras mais enxutas do sistema GURPS, esse título pode ser uma ótima forma para introduzir os jogadores no mundo do RPG.
Kalymba RPG
Um RPG de ação e aventura épica inspirado nas culturas e mitologias do continente africano, sem a pretensão de retratar realidades históricas e sociais, traz à mesa de jogo a essência da cosmovisão africana, propondo-se a desbravar temáticas ainda pouco exploradas e lançar um novo olhar sobre a fantasia clássica como um todo. Um sistema de regras dinâmico e intuitivo, ótimo para iniciantes, mas suficientemente robusto para sustentar campanhas de longa duração.
***
Gostaram das indicações? Conhece outros título? Deixe nos comentários!
Excelente coletânea... o livro Egypt é bem interessante!
ResponderExcluirConfesso que deu muito vontade de ambientar uma aventura no Egito antigo. Porém, o cenário de GURPS Voodoo é muito bacana!
ExcluirÓtimas dicas Filipe, podíamos ter um vídeo seu explicando mais afundo cada livro e claro elucidando como fazer o uso de forma mais natural nas mesas, querendo ou não muitos não sabem como introduzir certos materiais com medo de cometer gafes.
ResponderExcluirExcelente ideia! Vamos preparar um material para você e os demais do RPGames Brasil.
Excluir