Como evitar que os PdJs sejam chacinados pelo grupo no primeiro encontro?
Por Filipe Lutalo
Mestre: Vocês estão andando por uma estrada passando pelo Bosque dos Moribundos. À frente, vocês observam uma carroça parada, veem sinais de luta e um homem, talvez um mercador ferido, sentado com as costas escoradas na roda da carroça. Ele segura…
The Encounter, 29 de jun./2016, por kyzocat. |
PdMs são os contratantes
PdMs participam da aventura
Os PdJs estão em uma caçada com o baronete quando são cercados por um grupo de salteadores orcs. Turno após turno, os PdJs lutam ferozmente, mas o baronete, controlado pelo mestre não saca a espada. A não ser que o PdM seja um covarde ou esteja incapacitado (e o mestre descreveu isso), ele deveria lutar como os PdJs.
Muitas vezes, isso acontece por esquecimento do mestre. Ele tem tantos aspectos para controlar no combate que esquece dos PdMs aliados dos jogadores. Personagens inúteis na missão são descartáveis. No meio do ermo, matar o baronete e depois acusar os orcs traz menos preocupação para o grupo. Use esse PdM como se fosse um PdJ no combate. Se o mestre acredita que não vai conseguir interpretá-lo de forma imparcial, deixe um dos jogadores determinar qual ataque o PdM fará. O PdM é um mago, cure os PdJs se preciso no meio do combate. Quando os PdJ perceberem que o mestre não protege os PdMs e estes estão dispostos a “dar sua vida e recursos” pelo bem do grupo, os jogadores passarão a confiar nele.
PdMs traidores
Há mestres que adoram esse recurso. A cada aventura, um PdM trai o grupo. O estalajadeiro está aliado aos bandidos; a feiticeira contratada enfeitiça um dos PdJs; o contratante não cumpre a sua parte no acordo. Se um número grande de PdMs encontrados na aventura forem traidores, os jogadores desconfiarão até do padre da cidade tido como um santo.
O recurso da traição precisa ser usado com muito cuidado para não se tornar banal e tornar os jogadores paranoicos. Apesar de ser um gancho legal, a traição de um PdM precisa ser construída, precisa ter motivo e, principalmente, o PdM precisa acreditar que os PdJs não o ajudarão. Durante a aventura, esse possível traidor pode dar dicas de que precisará fazer uma escolha difícil, que necessita da ajuda dos PdJs (que abre uma nova aventura) etc. Se os PdJs desejarem ajudá-lo, o PdM poderia se tornar um contraespião e dar informações valiosas para eles.
PdMs não dão XPs
Cuidado com os jogos de RPGs em que os pontos de experiência dependem da quantidade de inimigos abatidos. Essa regra incita os PdJs a buscarem o combate, sempre. Um PdM abatido se transforma em XP.
Isso pode ser mudado com regras da casa. Pontos de experiência são dados apenas para inimigos abatidos ou derrotados. No exemplo do início da postagem, o mercador abatido pelo arqueiro não daria nenhum XP, talvez o personagem poderia perder até alguns pontos, carma ou reputação pela sua insensibilidade.
Ótimas dicas, sempre são bem vindas!!!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Depois me conta se você gosta de ter NPCs interagindo com os PCs, como aliados.
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