Vale tudo para criar personagens de GURPS RPG?


Personagem Vetado

por Filipe Lutalo

Se tá no livro eu posso usar no meus personagem? Posso pegar qualquer vantagem e desvantagem de qualquer suplemento? Hoje vamos falar de uma polêmica, as regras de um sistema de RPG podem e devem ser limitadas?

Você poderá gostar de

Nesse vídeo vou analisar o que aconteceu na mesa de colegas e como eu atuaria para reestabelecer o equilíbrio e no final, darei dicas gerais de como planejar a campanha de GURPS e outros sistemas para que o equilíbrio e a diversão não fique prejudicada.


Na primeira situação, a RD (resistência a danos) das armaduras superavam em muito ao poder de fogo dos oponentes na aventura. O segundo caso, personagens com poder de leitura da mente foram usados em uma aventura de mistério e investigação

Vetar um personagem ou equipamentos pode ser uma medida drástica ou necessária. Dependerá se a diversão do grupo está em jogo. E lembre-se, o mestre do jogo também faz parte do grupo. Algumas dicas que dou para evitar vetar personagens ou ter a diversão estragada.

Plano de Campanha

Preencher o plano da campanha ajuda a definir uma sinopse para a aventura. Listar as perícias, as vantagens e as desvantagens mais adequados para a aventura podem ajudar os jogadores a criar personagens mais dentro do cenário.

GCS de forma adequada

O GURPS Character Sheet é uma ótima ferramenta para a criação de personagens que facilita muito o processo. A questão é que os um pode alterar as características de raças para conseguirem mais pontos de personagem.

Suplementos válidos na sua campanha.

Definir quais suplementos é fundamental. E quais regras são permitidas. Todos os jogadores precisam estar cientes das possibilidades. Caso alguma regra desses suplementos não seja adequado, avise os jogadores que não será permitido. Os Cantrips, poemas mágicos listado no GURPS MAGIC 2ª Edição são muito divertidos, porém, um jogador habilidoso com rimas poderia criar uma lista de poemas para ter acesso a qualquer magia que ele deseje.

Equilibre os desafios

Adeque a aventura ao tipo e ao nível de poder dos personagens. Nesse momento eu recomendo preparação. Leia a aventura, faça a sessão Zero para conhecer os personagens que foram criados. Por fim adeque o nível de poder dos NPCs e a dificuldade dos testes de habilidades.

Tenha em mente nesse momento que RPG é um jogo para contar histórias, e se os jogadores fazem personagem overpower para a aventura, terão desafios à altura.

Aproveitem o vídeo, se inscreva no canal e deixe um comentário.



2 comentários:

  1. Adoro GURPS, um dos meus RPGs favoritos! No entanto devo confessar que depois de meses (ou anos) ficando insatisfeito com o comportamento da base de fãs do jogo, foi durante uma tentativa de retorno que me deparei com um jogador que me entregou uma ficha de personagem sem alma alguma, resumida a empilhar perícias com alto NH a custo baixo. Aquilo foi a gota d'água, desisti do jogo e estou mantive distância das comunidades de jogadores desde então. :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mike, vivenciei essa experiência também e foi um dos motivo para eu iniciar no Chamado de Cthulhu (6ed). Foi uma forma de sair dos combos e tudo sendo resolvido por perícia. Alem disso, aprendi novas formas de mestrar e usar as perícias que não sao de combate. Hoje, me sinto mais seguro para narrar GURPS de novo.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!