4 Aventuras para GURPS FANTASY CLASSIC


GURPS FANTASY ADVENTURES: four fiendish Quests for Fantasy Roleplaying

por Filipe Lutalo

GURPS como muitos outros sistemas de RPG possuem muitos suplementos. Entretanto, um tipo de RPG que é pouco falado nas mídias especializadas, são as aventuras prontas para GURPS.

Você poderá gostar:


O GURPS FANTASY CLASSIC, escrito por Kirk Tate e Janet Naylor, é o cenário de ambientado no mundo de Yrth, após um cataclismo, inúmeras raças foram transportadas para lá. Em um ambiente medieval, a magia convive “harmoniosamente” com o cristianismo, o judaísmo, o islamismo, com elfos, anões, gnomos, humanos, orcs, centauros, minotauros e muitas outras raças.


O suplemento GURPS FANTASY ADVENTURES: four fiendish Quests for Fantasy Roleplaying, que em tradução livre seria quatro missões diabólicas para um RPG de fantasia foi lançado em 1991 pela Steve Jackson Games. São quatro aventuras focadas no cenário de GURPS FANTASY CLASSIC.

Fighters of the Purple Rage

Para 5 a 7 personagens experientes. O grupo com maior chance de sucesso terá um valor médio de personagem de 150 a 200 pontos, com uma boa mistura de luta, furtividade e habilidades mágicas, e alguns itens mágicos e armas úteis de nível baixo a médio. Dinheiro suficiente para a hospedagem na cidade e vários subornos generosos também são uma necessidade virtual. Ambientada na cidade de Mégalos, os PJs atuarão como caçadores de recompensas. A missão deles é rastrear e recuperar os oito gladiadores sobreviventes que escaparam. Cada gladiador é experiente, porém desesperado, então, uma vez que os fugitivos são laçados, começa a parte realmente interessante da aventura.

Lost Inheritance

Lost Inheritance (Herança Perdica), de David Dunham, foi projetada para um grupo de seis personagens de 125 a 150 pontos. Está situada ao redor de Calder, na capital de Cardiel. O GM pode substituir o local da aventura por qualquer cidade grande do seu mundo, desde que o clima seja semelhante e o nível de mana seja normal. A aventura funciona igualmente bem com campanhas contínuas ou com PCs recém-criados. Na Pousada das Sete Sombras, a maior e mais diversificada pousada da cidade, os PJsouvem rumores de que um fabricante de móveis de uma cidade próxima está oferecendo muito dinheiro para a recuperação de objetos perdidos de valor pessoal. Simples, não! O primeiro problema é descobrir se esse rumor é verdadeiro.

Sahudese Fire Drill

A aventura introduz os Pjs há uma leve dose de multiculturalismo. Os jogadores nunca deixarão de agradecer ao GM por enviá-los nesta brincadeira burlesca através de Mégalos. Eles têm uma responsabilidade simples – manter os visitantes Sahudese felizes e longe de problemas. Escrita por Walter Milliken, Sahudese Fire Drill foi concebido como uma aventura de mudança de ritmo para aqueles que acham a vida um pouco fácil demais. Ele pode ser usado com praticamente qualquer grupo, sejam eles aventuras iniciantes ou um grupo experiente e bem coordenado.

Mordag’s little fingers

É uma aventura escrita por David Pulver, escritor de GURPS Psionics, GURPS ULTRA-TECH, dentre outros. A aventura foi idealizada para ser jogada em uma grande cidade como Megalos ou Cardiel. Com pequenas adaptações os jogadores podem jogar em qualquer outra cidade grande com nível de mana normal. A aventura leva um grupo de quatro a seis de personagens, criados com 100 a 125 pontos, para a parte mais pesada da cidade. Um local onde gangues rivais se enfrentam, cassinos ilegais e brigas de taverna no Olho do Diabo fazem parte do dia a dia. Os personagens precisam encontrar um ladrão que roubou um cajado especial (talvez mágico).

São aventuras bem interessantes para ajudar mestres e jogadores novatos ou experientes a conhecer o mundo de Yrth. Jogar as aventuras também permite ao mestre entender como o sistema GURPS dimensiona desafios para personagens criados com 150 pontos. Infelizmente, as aventuras foram lançadas apenas em inglês, mas nada que o Google Tranlate ou o Chat GPT dê um jeito.

***
Conheciam esse suplemento? Deixa seu comentário, inscreva-se ao YouTube do RPGames Brasil e muitos sucessos decisivos.



 

2 comentários:

  1. GURPS pode ter encontrado seus desafios para permanecer nas graças dos RPGistas contemporâneos, mas uma coisa que é indiscutível é a falta que fazem muitos de seus títulos para compor o acervo de jogos traduzidos para Pt-BR que, independente do público do sistema, são ótimos livros de referência para qualquer jogador de RPG!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Concordo muito. Precisava ser olhado com mais carinho. Infelizmente, acompanhei jogadores da própria comunidade criticando uma tentativa de tradução para o português a 1 ou 2 anos, via financiamento coletivo.

      Excluir

Deixe seu comentário. Participe!